segunda-feira, 14 de maio de 2012

AIÊÊ MAMÃE OXUM!!!






Oxum, Segundo a Crença Africana
É o Orixá dono da água doce. Mora no rio Oxum, na África. É considerada a Senhora da fertilidade, da gestação e do parto. Acredita-se que cuida dos recém-nascidos, lavando-os com suas águas e folhas refrescantes. Esta Orixá sabe cultivar suas características adolescentes, mantendo-se uma bela e jovem mãe. Possui muitas qualidades extremamente femininas, tais como a vaidade e a sensualidade. Sendo cheia de paixão, busca incessantemente o prazer, através da malícia e do exibicionismo. É consciente de sua beleza rara e se aproveita disso para seduzir e conseguir seus objetivos. Manifesta-se trazendo na mão um espelho (abebe).
Quando Orumilá estava criando o mundo, escolheu Oxum para ser a protetora das crianças. Ela deveria zelar pelos pequeninos desde o momento da concepção, ainda no ventre materno, até que pudessem usar o raciocínio e se expressar em algum idioma. Por isso, Oxum é considerada a Orixá da fertilidade e da maternidade.
Por sua beleza, Oxum também é tida como a deusa da vaidade, sendo vista como uma Orixá jovem e bonita mirando-se em seus espelhos (abebê) e abanando-se com seu leque (abelê)
Lendas Africanas
Segunda esposa de Xangô, considerada a mais bela de todas, teria sido presa pelo marido ciumento na torre do castelo que habitavam.
Passando por ali, Exu ouviu o choro de Oxum e quis saber qual a razão de sua tristeza. Após ouvir a história, pediu a ele que intercedesse por ela junto a Orumilá. Orumilá espalhou sobre a bela Oxum um pó mágico que a transformou em pomba, possibilitando a fuga, por isso, nos cultos a Oxum, a pomba é considerada um animal sagrado.

 Oferendas
As oferendas à Divina Mãe Oxum devem ser depositadas aos pés das cachoeiras, seu altar natural, sempre acompanhadas de rosas e flores de sua vibração como os lírios, ou palmas amarelas e crisântemos amarelos. A pessoa poderá levar ainda para a oferenda champanhe e licor de cerejas, suco de pêssego, água mineral, acompanhados de velas e fitas amarelas, brancas ou azuis.
O melhor dia para oferendar Oxum é o sábado, e a pessoa pode ainda ofertar perfumes e essências de rosas e outras flores, como a angélica e o jasmim, despejados nas águas.
Não se deve deixar nas cachoeiras material poluente tais como vidros, plásticos, papel, louças ou qualquer outro material que não será facilmente absorvido pela natureza. Sendo um Orixá que prima pela beleza e que se reflete nas águas cristalinas das cachoeiras e na limpidez dos rios, não verá com bons olhos o "filho" que deixa em seu ponto de força o lixo, ao invés da oferenda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário